Remoção de Sinais


Recomendação Médica 

Remoção de sinais, nevus e verrugas.

 

 

Tempo de Procedimento 

Em média 15 minutos.

Nº de  Sessões 

1 sessão.

Resultados 

Eliminação do tecido indesejável.

Recomendações importantes 

Uso obrigatório de protetor solar e não exposição ao sol em hipótese alguma das áreas tratadas.

 

Normalmente são chamadas de sinais as lesões denominadas pelos dermatologistas de nevus melanocíticos. Pintas, sinais ou nevos são lesões planas ou elevadas, cuja coloração pode variar da cor da pele ao negro. Podem ser congênitos (quando presentes ao nascimento) ou adquiridos (quando surgem após o nascimento). Alguns ainda podem apresentar pêlos.

 

A grande maioria dos nevus é benigno, porém alguns deles podem se transformar em CÂNCER de pele. Portanto é importante sempre consultar um dermatologista para examinar os sinais. O conceito de que sinais de nascença são benignos nem sempre é verdadeiro, principalmente nos nevus gigantes.

 

Devemos ficar atentos quando uma pinta começa a apresentar variações de:

  • Coloração: se numa mesma pinta começam a surgir várias cores como preto, azul, cinza, esverdeados, vários tons de marrom;
  • Tamanho: se a pinta vem crescendo ou diminuindo;
  • Bordas: observar se as bordas estão ficando irregulares;
  • Assimetria: se antes a pinta era redondinha e agora está ficando assimétrica.

 

Esses critérios deram origem à regra do ABCD, que é um método que utiliza algumas características das lesões de pele para dar nota aos sinais e assim chamar atenção de possibilidades de malignidade. Quanto maior a nota maior o risco. O médico especializado em dermatologia é o profissional indicado para avaliação e remoção de sinais.

 

Como é realizado:

É feita uma anestesia local e então, com um bisturi elétrico, o médico retira o sinal. Aqueles com características suspeitas são enviados para análise anatamo-patológica.

 

Tempo de procedimento:

10 a 20 minutos.

 

Tempo de recuperação:

A recuperação é rápida e tranqüila, sendo o equivalente ao tempo de cicatrização do local.